Depois da invasão russa à Ucrânia, foram-se multiplicando as campanhas de apoio ao povo ucraniano pelo mundo todo. Além das angariações de fundos criadas por associações ou por personalidades individuais, verificou-se também um elevado número de iniciativas de crowdfunding. “Ajude o povo da Ucrânia” é uma página que reúne todas as angariações de fundos lançadas em Portugal, assim como campanhas criadas em Espanha e noutros países europeus.
A página, criada pela plataforma GoFundMe, disponibiliza também um guia de como lançar um crowdfunding dirigido a uma Organização Não-Governamental (ONG) que preste apoio ao povo ucraniano.
As angariações de fundos são sujeitas a um processo de revisão e validação, de forma a garantir que os fundos chegam aos respetivos beneficiários. O cumprimento de todos os estatutos, da da lei e dos regulamentos financeiros globais, em conformidade com as sanções económicas impostas, também é supervisionado.
O crowdfunding ou financiamento coletivo consiste na obtenção de financiamento para um determinado projeto. O capital doado é disponibilizado por uma “multidão” (do inglês “crowd”) e não por um reduzido número de investidores. As vantagens do financiamento coletivo relacionam-se com o facto de ser possível “dar apoio direto a quem precisa de assistência financeira de emergência”, lê-se na página, e de não existirem longos períodos de espera para receber os fundos angariados.